Como a Shell utilizou a conectividade para encurtar a distância até o público caminhoneiro.

O Desafio

Revitalizar o Clube Irmão Caminhoneiro Shell, maior programa de relacionamento do país neste segmento, e nos tornarmos cada vez mais próximos deste público.

Mais do que apenas celebrar o legado do Clube, nossa missão era olhar para o futuro e entender como entregar real valor e benefícios tangíveis aos caminhoneiros.

A Ideia

Em sua primeira fase, de 1988 a 2005, a plataforma do Clube Irmão era 100% offline, com uma verba maior e forte presença em televisão. Hoje, porém, encontramos um caminhoneiro cada vez mais tecnológico e conectado, preocupado com o seu dia a dia e, naturalmente, com os benefícios que o Clube tem a oferecer.

Esses dados são reforçados pela pesquisa anual da Confederação Nacional do Transporte (CNT), segundo a qual 62% dos caminhoneiros usam a internet ao menos uma vez por dia e 86% acessam a rede pelo telefone celular*.

De que forma, então, poderíamos acompanhá-los durante toda a sua jornada, trazendo a eles recompensas a cada nova parada, oferecendo serviços exclusivos e informações relevantes? Com maior presença digital e fácil acesso aos canais do Clube Irmão.

Clube Irmão 2.0


Nosso ponto de partida foi criar uma inovadora plataforma web com uma série de funcionalidades úteis a quem vive na estrada, como por exemplo:

· Clube de Benefícios
– recurso que permite acompanhar transações, participar de promoções, encontrar ofertas exclusivas e concorrer constantemente a prêmios instantâneos.

· Encontre Seu Posto
– um robusto localizador que possibilita achar rapidamente o Posto Shell mais próximo. Além disso, com a funcionalidade Trace sua Rota, também é possível descobrir o melhor caminho.

· Fique por Dentro – seção que traz conteúdo relevante sobre o universo caminhoneiro, além de informações sobre eventos.

· Integração total com o serviço Truckpad – ou seja, além de ter a chance de ganhar prêmios, os caminhoneiros ainda podem encontrar trabalho e aceitar fretes no país inteiro.

E, para acompanhar um público que está sempre em movimento, nós fomos ainda mais longe, lançando o Aplicativo Clube Irmão, o primeiro app do Brasil voltado aos caminhoneiros.

Além de todas as funcionalidades do site, ele traz a vantagem de estar sempre ao lado dos motoristas, ao alcance de suas mãos.

A Execução

Resultado

Os números dizem tudo

Em apenas três meses após o lançamento, com divulgação realizada apenas por meio de e-mails e sem qualquer investimento em mídia,
o Aplicativo Clube Irmão foi baixado mais de 5.000 vezes, com enorme aumento de engajamento nas promoções e ofertas do Clube Irmão.

* Fonte: Pesquisa CNT de Perfil dos Caminhoneiros (2016).